segunda-feira, 21 de maio de 2012

Assembleia Geral deflagra Greve dos Estudantes


Aproximadamente mil estudantes participaram da Assembleia Geral do DCE-FURG, realizada nesta segunda-feira (21/05), no Campus Carreiros da FURG. Devido ao grande número de estudantes presentes, a assembleia foi transferida do Pavilhão 2 para o Centro de Convivência (CC).

Na presença de um número representativo de estudantes da Universidade, foram aprovados:

- Apoio ao movimento de greve dos professores da FURG;

- Deflagração de uma greve dos estudantes da FURG;

- Realização do primeiro ato de greve nesta terça-feira (22), às 8h, no prédio da Reitoria.

Após a Assembleia, centenas de estudantes rumaram à Reitoria para uma ocupação simbólica, reforçando as pautas aprovadas pelos estudantes.

Diretório Central dos Estudantes - FURG

6 comentários:

  1. Hoje percebi que a proposta oferecida pelo DCE, foi uma farça, Pois se é proibido estacionar, por que influenciar a greve?? por que parar o ano letivo? por que parar com defesas de monografias, chamadas de mestrados, chamamentos de concurso??? Gente esse é um assunto muito sério!!! Vamos rever atentamente a todos os detalhes!!

    Lembrem-se que existe vários alunos formandos, que se formam no final do mês, todos já pagaram suas festas de formaturas, fotos e etc...
    Que por sinal é bem cara!!!

    Como pode um grupo estudantil, ser a favor ao mal que ocorrerá com esses acadêmicos?? que desunião é essa??

    O DCE sempre contribuiu com o beneficio dos acadêmicos, lembro-me quando resolveu parar por uma semana as viagens de ônibus (Noiva do Mar) em protesto ao aumento das passagens!!!! e agora vejo uma desunião, dessa vez i DCE está apoiando o lado errado e deixando os estudantes desamparados!!!!!

    Hoje vi estudantes comemorando o manifesto do DCE, eles falavam da seguinte maneira: "Ebahh Férias, Vou poder ir pra casa ver minha família.... Sei que a saudade dos familiares é grande, mas em julho tem 30 dias de férias, ou melhor tinha, pois com a paralisação é capaz de ter 15 ou talvez 10 dias..... Mas vi que grande maioria dos votantes são imaturos e desunidos em questões envolventes a esses assuntos (sérios e gravíssimos)...

    Mas que causa apoiar????
    Causa melhor na educação??? Capaz!!!
    Pergunta para os professores se eles vão dividir o aumento com algum de vocês?!!!!


    É...... Isso é uma vergonha!

    Tenho dito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário é esse , dividir o aumento , "tenho dito " !?!?!?!?!? Só pode ser brincadeira . Quem é mais ingênuo as pessoas que acham que a greve naão vai ter consequências ou a anta que escreve um comentário desses?

      Excluir
  2. Pois é Archivalia, não sei se você estava na Assembleia hoje mas foi levantada essa pauta de que a greve serve para protestar e não para tirar férias, sendo assim boa parte dos alunos seguirão indo à Furg mesmo não tendo aulas. O DCE se pronunciou dizendo que nos guiará nos próximos passos dessa greve. A falta de posicionamento é um dos tópicos principais, isso também é um problema para estudantes. Você com suas despesas de formatura outros sem ter onde morar após novembro, inclusive algum destes se pronunciaram a favor da greve.
    Quanto ao "é proibido estacionar" acredito que estacionar é justamente isso, se conformar com o que julgamos errado e não fazer nada a respeito.
    Sei que de cabeça quente as pessoas as vezes falam bobagens mas...

    "Mas que causa apoiar????
    Causa melhor na educação??? Capaz!!!
    Pergunta para os professores se eles vão dividir o aumento com algum de vocês?!!!!"

    Como assim não apoiar o incentivo à educação sendo que somos diretamente afetados?
    E aumento? Sério? Não acredito que exista estudante desinformado o suficiente para querer uma divisa do aumento dos professores.

    Espero que o leia, não estou querendo entrar em uma discussão só exercendo o direito de resposta.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que aprendi na vida é que não podemos agradar a todos.Então revejam seus conceitos, se depois de fazerem isso continuarem com os mesmos conceitos, levantem a bandeira e gritem seus ideais. Meu ideal sempre foi e sempre será um melhor ensino, um tratamento melhor para os professores e alunos, escolas com ótimas infraestruturas.
    Utopia?Para alguns sim, para outros metas que podem ser alcançadas (me incluo na segunda opção).
    Por querer sempre a inovação decidi ser professora e se para tanto é preciso fazer greve, levantar cartazes, bater panelas e gritar para todos ouvirem, estarei lá, como desde estudante do ensino fundamental estive.
    Deixo meus parabéns há todos que estiveram na assembléia e na reitoria fazendo bonito para o Brasil assistir.

    ResponderExcluir
  4. o titulo da matéria deveria ser DCE-FURG leva propostas deles ao Mercadante. Esse ato do dia 26 foi repudiado pelo Comando Nacional de Greve Estudantil em reunião no Rio de Janeiro, onde a FURG enviou 2 delegados eleitos em Assembléia, que juntamente com mais 10 membros da Comissão de Greve da Furg que estavam presentes votaram contra esse ato chamado de "ato chapa branca",por se tratar de um ato governista, prova disso foi que o DCE da FURG levou as nossas reivindicações sem comunicar aos demais estudantes e ainda aparece na foto defendendo 10% PIB pra Educação, não pra pública, conforme retirado em assembleia geral dos estudantes e conforme aparece na outra matéria desse mesmo blog... Contradição ou má intenção??? Repetimos, a greve tem dois lados, governistas x não governistas!

    ResponderExcluir
  5. A ocupação não foi simbólica, foi enfrentamento do poder alicerçado na FURG. Foi um ato contra o governo que é representado pela reitoria!

    ResponderExcluir