quarta-feira, 16 de abril de 2014

NOTA SOBRE INTERVENÇÕES NAS PAREDES DO PRÉDIO DO ME

A vontade dos estudantes em colocar suas mensagens na parede do prédio do Movimento Estudantil não está vinculada e vai muito além de qualquer interesse dos membros da gestão. As mensagens que constam nas paredes, sejam palavras, frases, imagens ou símbolos, não foram colocadas lá pelo DCE-FURG, foram, sim, resultado do entendimento dos coordenadores desta gestão de não tentar proibir qualquer forma de expressão dentro do prédio do Movimento Estudantil e de uma oficina de stencil realizada na semana da acolhida.
Todas intervenções ocorreram de forma espontânea, por diversos estudantes, de diversos cursos desta universidade, carregando um leque enorme de posicionamentos e ideias. Reiteramos que não é função da gestão deste diretório servir de vigilante, ao contrário, nossa luta também vem no sentido de garantir a todos os indivíduos o direito da livre expressão e opinião.
É importante salientar que nenhuma estrutura foi depredada durante este processo, todas as paredes pintadas continuam com sua funcionalidade integral. O que nos preocupa enquanto gestão são os problemas estruturais que o prédio já começou a apresentar desde o início da sua utilização, como o forro que está caindo, por exemplo. Não obstante nos sentimos felizes em ver o quanto o prédio está movimentado com estudantes (agora sim fazendo juz ao nome) e sendo utilizado para diversos fins, diferente do prédio sem vida nem movimento que ali estava até o final do ano letivo passado.
Quanto as paredes, sendo elas brancas, somente servem de delimitadores físicos de espaço. Ao passo que ao ganhar cor, indiferente da mensagem ou do autor, servem de reflexão e geram o debate, parte fundamental de qualquer transformação na nossa sociedade.
Enquanto DCE-FURG, não assumimos a autoria de nenhuma das pinturas das paredes, mas assumimos, sim, a responsabilidade por permitir a livre expressão dos estudantes no único espaço da universidade onde eles se sentiram a vontade para fazê-lo.
Gestão Contra Corrente - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário